O que há de estranho em mim - Gayle Forman

06:43

Autora: Gayle Forman
Ano de Publicação: 2016
Páginas: 214
Editora: Arqueiro
Título Original: Sisters in Sanity
Classificação: 4/5 

Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.


Sinto a necessidade de começar essa resenha confessando que essa foi a segunda vez que eu dei uma chance a Gayle Forman, o primeiro livro que li da autora (Se eu Ficar) não me agradou nem um pouco (tanto que demorei mais de 1 ano para pegar outra coisa dela para ler) e quando escolhi esse título pensei: se eu também não gostar desse eu desisto dela... ainda bem que eu gostei. 

Bom, nesse livro a Gayle vai nos mostrar a conturbada história de Brit Hemphill, uma menina que até certo ponto tem uma vida normal mas devido a acontecimentos familiares do seu passado tem vários problemas consigo mesma, com o pai e a madrasta, até aí tudo normal, nada indiferente para uma adolescente considerada "rebelde", todo o caos começa quando seu pai decide interná-la em uma instituição que promete "consertar" jovens problemáticos. 


Partindo dessa premissa a Gayle Forman consegue desenvolver uma história bastante cativante, que deixa o leitor ávido por mais a cada virada de página, os capítulos terminam de forma enigmática e insaciável ou seja: você não lê esse livro, você o devora.  
O ponto primordial da história e que rende a autora o maior dos aplausos é no quesito de criação das personagens, que são tão humanas que é quase impossível você não se identificar com alguma (ou com todas, como foi o meu caso) pois as jovens passam por dilemas que a grande maioria já passou e ainda passa. A Brit nossa protagonista é uma personagem com várias camadas e que apesar de acreditar que não merece estar em um lugar como a Red Rock se questiona em diversos momentos se realmente tem algum daqueles problemas que seus "terapeutas" tanto lhe jogam na cara e isso acontece com todas as meninas que em inúmeros momentos se deixam levar pelo que lhes é dito, e isso é a chave mestra de tudo: até que ponto devemos nos deixar convencer de algo que, no fundo, só nós sabemos se é verdade ou não? eis a questão. 

"A Dra. Clayton já agia como se me conhecesse melhor do que eu mesma, e essa arrogância me deixava furiosa, com vontade de quebrar tudo a minha volta."

O crescimento do livro vai acontecendo junto ao crescimento das personagens, a medida que elas vão percebendo com a Red Rock funciona e como elas devem agir diante de tudo e com elas mesmas, e nesse luta incansável para tentar segurar as rédeas da própria vida e não se deixar serem domadas, influenciadas e nem se perderem do que realmente são que as coisas vão caminhando. 

"Basta você entrar num lugar como se tivesse todo o direito de estar ali para que as pessoas a tratem como se você realmente tivesse todo o direito de estar ali. Você age como se tivesse o direito de saber de alguma coisa, e a pessoa logo conta o que você quer saber." 

O romance do livro aparece de plano de fundo, mas isso é tudo que ele é, um romance de plano de fundo, a história é muito mais voltada para a irmandade entre essas meninas que se encontram em uma situação tão difícil e injusta e de como elas "se dão as mãos" do que qualquer outra coisa. 


A leitura do livro é bastante fluída (eu que ficava economizando páginas), por as personagens e a história serem tão envolventes você vai lendo que nem se quer sente o passar das páginas, quando você percebe leu 100 páginas como se tivesse lido 10, eu particularmente amo livros que me deixam com essa sensação de não ver o tempo passar, mas, também é preciso dar créditos desse mérito a editora Arqueiro, a diagramação do livro só torna a leitura ainda mais agradável, a letra tem o tamanho que eu considero ideal e apesar da edição ser simples ela dá ao leitor tudo que ele precisa para aproveitar o livro da melhor forma (tirando alguns errinhos de revisão que infelizmente encontrei nos capítulos finais da minha edição). 


O final do livro, apesar de ser um pouco corrido, me convenceu, provavelmente por eu torcer tanto por essas meninas desde o começo. A sensação que ficou em mim for de vitória compartilhada sabe? delas comigo, como uma irmandade mesmo, e o que mais me encantou foi que não acabou tudo lindo como se todos os problemas tivessem sido encerrados e magicamente resolvidos, não, cada uma ainda continua lutando contra os seus demônios, ainda continuam batalhando e buscando ser fortes todos os dias, afinal, é isso que é a vida, pelo menos para mim. 

"– É só isso que a gente pode fazer, Brit. Um passo de cada vez. Quando a gente menos espera, chegou a algum lugar." 

Bom, espero que eu tenha deixado vocês com vontade de ler o livro (ou pelo menos com curiosidade), enfim, peço que deem uma chance para ele, é uma leitura formidável e, se você já leu o livro, me conta o que achou nos comentários. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

21 comentários

  1. Eu vi geral falando desse livro, e com sua resenha fiquei mais ansiosa pra ler do que já estava *-* Parabéns amei a postagem!

    http://evillingdomeah.blogspot.com.br/ <---

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tina! Tudo bem?

    Eu também já li Se eu Ficar, e não foi o tipo de leitura incrível, sabe... O que há de estranho em mim, parece um livro bem escrito. Confesso que quando vi o livro ser lançado pela Arqueiro nem me interessei, mas após sua resenha fiquei curioso. Espero sinceramente ter uma opinião semelhante a sua. Pelo que disse, a autora parece ter feito uma analise mais criteriosa da sua própria escrita, o que a tornou muito mais rica em detalhes, personagens e sentimentos.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso ler esse livroo *oo*
    É muito incríveeel! Já quero! *u*
    Beijos!
    ---
    Te indiquei para o Prêmio Dardos Bloggers! Espero que tenha gostado!
    http://eaigirlblog.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos-bloggers-e-ai-girl_7.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo, hahaha, é um livro maravilhoso <3

      Ah que linda, eu nem sei o que falar só sentir...

      Excluir
  4. Gostei de saber que o romance fica em segundo plano e foca mais no outro assunto. Adoro a escrita de Gayle e mal posso esperar pra ler esse livro!

    Te marquei numa tag!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/2016/02/tag-sisterhood-of-world-bloggers-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse também foi um dos aspectos do livro que eu mais gostei :)

      Excluir
  5. Já vi muitos comentários bacanas sobre esse livro...
    Adorei a resenha!
    Parabéns pelo blog!

    Beijinhos!
    http://dentro-das-paginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tina!
    Pra ser bem sincera, os únicos livros da Gayle que quero ler são esse e Eu Estive Aqui. De resto, nenhum me chama atenção.
    Adorei sua resenha. Aumentou mais aquele gostinho pra eu ler.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro da autora, Se eu ficar não me atraiu, mas a história desse parece ser mais envolvente. Gostei da diagramação também e sua resenha ficou ótima.
    xoxo

    Quinze Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito mais envolvente, eu já li Se Eu Ficar e achei a tudo nesse livro mil vezes melhor!!!

      Excluir
  8. nossa adorei a renha, e sua opinião sobre o livro, me instigou muito.
    parece ser bastante intenso, e acho que vou ter que ler, por que já fiquei revoltada com esse lugar só com o que você contou.

    com certeza vou lê-lo!
    beijos
    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina então vai ler o livro que você vai ficar "virada no cão" mesmo, o lugarzinho infernal essa Red Rock.

      Excluir
  9. Adorei a resenha, me deu vontade de ler o livro assim que eu tiver um tempinho!
    Beijos!
    http://giaborges.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já li bastante livros dessa autora, "Eu estive aqui" foi o ultimo que eu li e me encantei demais com a história, e a tempos venho vendo elogios à esse livro e sua resenha só aumentou a minha vontade de conferir essa história!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que isso é quase como um "aviso do universo" de que você deve ler o livro, hahaha.

      Excluir
  11. Eu estou vendo várias resenhas sobre este livro, mas ele não conseguiu me atrair muita atenção. Parece ser uma história meio triste e no momento estou cansada de livros assim. Da autora eu li Se eu ficar e Para onde ela foi e gostei bastante. Talvez eu dê uma chance a esse livro posteriormente.

    http://simplesmentelivs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim a história não foi triste, muito pelo contrário, foi revigorante sabe?! Me deixou com uma sensação boa, de felicidade mesmo.

      Excluir
  12. Amei seu blog, sucesso :D
    www.diariodasdicas.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar do livro e fiquei SUPER curiosa desde a sinopse. Adorei a resenha e a cada linha só fiquei ainda mais ansiosa para ler. Quero logo conferir!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que foi uma grata surpresa para mim, recomendo a leitura para todos, espero que logo você possa lê-lo e que o adore :)

      Excluir
  14. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, tenho ouvido falar muito bem dele. Adorei sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler. Muito bom saber que há um romance mas de plano de fundo, gosto de livros que focam em outras temáticas além do romance.
    Beijo grande,
    Café, Vodka&Literatura

    ResponderExcluir