Viagens dos Sonhos: Cidades Fantasmas

07:57

Eu sou uma pessoa extremamente fascinada por lugares que foram abandonados, perdidos no tempo, que contam história de outra época, com outros costumes e gostos, e essa fascinação é algo que me acompanha desde a infância, talvez não pelo "lugar certo" pois a primeira experiência que eu tive com Cidades Fantasmas foi assistindo Terror em Sillent Hill e não posso dizer que aquele seja um lugar para alguém sonhar em conhecer. 


Mas, em contrapartida, a partir dessa ideia de existir uma cidade onde ninguém vive, um lugar que foi esquecido no tempo que eu comecei a me interessar em pesquisar se existiam lugares assim para se visitar, e para minha imensa felicidade, existe, ou melhor, existem, pois são vários, e selecionar um TOP 5 foi bem difícil, mas eu consegui, vou contar para vocês os cinco queridinhos da minha infinita lista. 

1. Bodie 


Essa cidade fantasma se localiza na Califórnia, no condado de Mono. Foi construída na época da "corrida do ouro"  e metais preciosos e logo foi abandonada quando tudo acabou. Bodie é considerada uma exceção pois mesmo tendo suas casas construídas de madeira, cerca de 5% da estrutura sobreviveu as intempéries do tempo e ao vandalismo. A cidade que foi construída no ano de 1879 já contou com cerca de 10.000 habitantes, mas a fortuna da cidade durou bem pouco e ela logo foi largada as traças. Atualmente Bodie é considerada uma referência histórica nacional e um importante local turístico na região de Serra Nevada.

2. Craco 


Essa cidade é uma comuna italiana da região da Basilicata na província de Matera. Craco remonta a história do século VII a.c, sim, é um museu histórico ao ar livre. Pode parecer impossível que um lugar com tanta história e beleza foi abandonado no tempo, mas, a geografia de Craco e os erros humanos fizeram com que isso fosse possível. A cidade foi bastante acometida por deslizamentos de terra na década de 70, alguns especulam que por causa da tentativa de construir um aqueduto nos anos 40, enfim, o resultado foi que o povo que habitava Craco teve que abandonar a cidade. Em 2010 o governo italiano colocou em prática uma tentativa de melhorar o vilarejo, o que levou a criação do Parque Museu da Cidade Velha de Craco, que atrai alguns poucos turistas "corajosos", isso porque, foram criadas algumas rotas em segurança pelas ruas do centro da cidade para que os visitantes possam ver o que restou de Craco.

3. Oradour-sur-Glane 


Localizada na França, o que restou da aldeia de Oradour-sur-Glane conta uma história triste e bastante dolorosa, isso porque, a aldeia foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1944 a pequena aldeia foi invadida pela Waffen-SS e cerca de 642 pessoas, dentre as quais 205 eram crianças, foram massacradas. Apenas uma mulher chamada Marguerite Rouffanche, de 47 anos, sobreviveu. Após o derradeiro derramamento de sangue na região de Limusine, já na década de 1960, o então presidente da França, Charles de Gaulle, ordenou que o local fosse convertido em um museu e um monumento de lembrança a Segunda Guerra Mundial. Desde então a cidade atrai turistas que se interessam em ver pessoalmente o que a terrível guerra fez, quer dizer, destruiu.

4. Pyramidien 


Localizada no arquipélago de Svalbarg na Noruega, Pyramidien foi fundada em 1910 pela Suécia, mas em 1927 foi vendida a antiga URSS. A cidade é conhecida por preservar o espírito soviético no Ártico, isso porque, ela foi desenvolvida para ser o "exemplo perfeito" de como o modelo socialista poderia dar certo, oferecendo aos seus habitantes comida, cinema, teatro, educação, enfim, tudo de graça. Porém, em determinada manhã, em pleno colapso do governo Soviético (nos anos 90) foi ordenado a população que fizesse as malas e evacuasse o local. Logicamente que a cidade, que fica na ilha de Spitsbergen, foi saqueada inúmeras vezes, até que fosse levado tudo que poderia ser levado. Atualmente, após um investimento na área para turismo, algumas poucas pessoas foram morar lá, apenas para manter as instalações necessárias aos visitantes, mas, a cidade ainda conta com um risco para quem vive nela e para quem deseja visitá-la: os ursos polares.

5. Pegrema 


Fundada em 1770 na república de Karelia na beira do lago Onega na Rússia, essa antiga aldeia de camponeses é ainda uma incógnita para todos os fissurados em Cidades Fantasmas, isso porque, o seu abandono se deu após a Revolução Russa (em 1917) mas não tem um motivo muito claro, a população de camponeses apenas deixou o local, por isso a aldeia ficou popularizada como "Cidade Fantasma dos Camponeses". Atualmente as casas abandonadas servem apenas de cenário para fotografias. 

Bom, esse é o meu TOP 5 de Cidades Fantasmas que eu quero MUITO conhecer, cada um com sua história e marcando um tempo diferente e é isso que mais me encanta. 

OBS: Caso você se interesse em pesquisar mais sobre Cidades Fantasmas aconselho que tenha cuidado pois algumas foram abandonadas por causa de acidentes nucleares (como a famosa Pripyat na Ucrânia que foi vítima do maior acidente nuclear da história, o de Chernobyl), ou seja, não são própria para visitação humana por causa da radiação, enfim, pesquise com cautela e a fundo. 

Se você também tem vontade de conhecer alguma dessas Cidades Fantasmas me deixa saber nos comentários, ou se você quer conhecer alguma que não foi citada nesse post (vai que você aumenta minha lista) eu vou amar saber. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

20 comentários

  1. Um dos meu sonhos é visitar uma cidade fantasma! Adquiri esse desejo lendo Cidades de Papel, acho. Amei o post e obrigada por compartilhar, ajudou muito <3!!! Beijos :*
    Milena | mihsblog.wordpress.com |Projeto Vai Um Café?

    ResponderExcluir
  2. Fala sério né gata?! Que post mara é esse!!! também soooou super apaixonada por esse tema, adoro historias fantasma e quem me derá um dia conhecer uma dessas cidades ?! Vaaai ser incrível hahah <3
    BEIJÃO
    http://naaomecalo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa ideia de conhecer lugares esquecidos, ameiii teu post ❤

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/2016/01/ari-indica-livro-maldicao-do-tigre.html?m=0

    ResponderExcluir
  4. Adorei o primeiro lugar, mas vou ser sincera, tenho medo dessas coisas. Sou bem cagona mesmo.
    Mas tem lugares muito bonitos.
    Beijos
    becodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, perfeito! Eu adoro essas historias de fantasmas, acho fascinante. Tenho vontade de conhecer lugares assim, ao menos uma casa fantasma eu adoraria ver de perto. Amei esses lugares, em especial o segundo e o quinto, achei os mais lindos. Beijos ♡

    www.vandivenus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente já quero visitar todos esses lugares. Adoro coisas que possuem histórias e já acrescentei na minha wishlist de cidades que preciso conhecer.
    Beijos,
    www.overdosetrend.com

    ResponderExcluir
  7. Oi flor !!
    Eu simplesmente adorei o tema que escolheu <3
    Eu adoro saber mais sobre cidades fantasmas !! Também já pesquisei, mas nunca a fundo mesmo !! Eu não tenho certeza se essa Bodie é a que fica perto de Las Vegas, mas se for essa já estava nos meus planos hehe
    Adorei conhecer as outras !!
    Bjim

    P.S. te disse no face que viria e estou aqui !! hehe
    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. nossa esses lugares são bem peculiares, não acho que eu iria ter vontade de conhecer, sou tão medrosa kkk
    mas são lindos!

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Lugares abandonados também me chamam muita atenção, e quanto mais antigo forem mais atraída ainda eu fico!
    Morro de vontade de conhecer Machu Picchu, acho fantástica a paisagem e toda a história escondida que tem por lá.

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. UAU! Essa última me lembrou MUITO a série Outlander, que é uma das minhas favoritonas. Adorei a postagem! Cultura e curiosidades em conjunto ideal.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  11. Que postagem maravilhosa *0*
    deu até vontade de pegar o mochilão de ir ahahahaha

    http://evillingdomeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre ouvi falar de cidades fantasmas, mas é um termo tão fora do comum que nunca parei para pesquisar. Adorei a postagem e fiquei super encantado com as cidades e com as informações que você reúne nela, com todo carinho sempre trazendo o melhor da cidade e informações importantes, como a dica de radioatividade. Parabéns!
    TAG | Venha o Diabo e Escolha!, arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que cidades bacanas. Eu tenho medo de Silent Hill, não consegui assistir até hoje e olha que gosto de filmes de terror/suspense rs
    Fiquei apaixonada por Craco <3 Visitaria com certeza!
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  14. Fiquei sabendo dessas cidades fantasmas lendo Cidades de Papel e me interessei bastante, mas com o final do livro acabei deixando de lado. E hoje encontro esse post maravilhoso com esses lugares sensacionais! Craco é a minha preferida e moraria lá de boa, haha!
    Ótimo post!

    Beijo,
    Julia.

    ResponderExcluir
  15. Amei seu post! Também sou fascinada por cidades fantasmas ^^, amei o filme Silent Hill e eu visitaria uma cidade de boas assim (sem os monstros e fantasmas).

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ameeeeeeeei, eu amo essas coisas também! Sempre quis conhecer algo que conta uma historia fascinante que ali já aconteceu algo, é incrível kkk
    bjos linda

    ResponderExcluir
  17. Eu sonho em conhecer ao menos uma cidade fantasma na minha vida. É tão interessante saber suas histórias e geralmente elas são tão lindas! Amei o post!

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  18. Confesso que os lugares são muito bonitos, mas fico com o pé meio atrás por seu gosto sinistro. HAHA. Sério que você gosta? E você já foi em algum lugar assim? Digo, não essas cidades, mas em locais desertos e "mal assombrados". Porque você deve ser super corajosa se encarou essa! HAHA. Tirando meu chapéu pra você.
    Beijo

    www.allthingsblue.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bonjour, miss Tina! Ça va?

    Adorei seu post. Tudo o que se relaciona à História das cidades/países me encanta, mesmo que seja sobre a história de lugares mal-assombrados, huhu :)
    Não sei se teria tanta coragem de os visitar, mas nada do que fazer passeios à luz do dia não resolva, não é mesmo?

    Beijos açucarados.

    http://lafleurdelapetitesouris.blogspot.com/

    ResponderExcluir